O Projeto Diálogos pela Liberdade – Unidade Oblata de Belo Horizonte – completa 37 anos!

As comemorações foram de muita alegria, partilha e esperança renovada!

3

Equipe Diálogos pela Liberdade no aniversário de 37 anos de missão Oblata em BH

Cultivamos nossa memória em forma de relatos, fotos e documentos durante a semana que passou com muita gratidão pelas/ pelos que começaram essa bela obra em 1982. Naquele tempo, a prostituição de rua estava concentrada na região do bairro Lagoinha e foi lá que o nosso trabalho também começou, quando religiosas/os e leigas/os formaram uma equipe que visitava as mulheres nos pontos de prostituição, tomando conhecimento sobre a situação das que ali estavam em busca de seu sustento.

Espaço de atendimento às mulheres na Guaicurus, apelidado pelas mesmas de “Cantinho da Paz”

De 1982 para cá ocorreram muitas mudanças, como o local de acolhimento de nossas mulheres atendidas, agora na Guaicurus, por entendermos que devemos acompanhar as mulheres onde estiverem. Muitas/os aqui colocaram seu trabalho e esperança, entre religiosas/os, leigas/os e profissionais; e entretanto, o que não muda nunca é nosso esforço de caminhar junto das mulheres que exercem a prostituição, um processo de humanização daquelas a quem alcançamos, atingidas pela desigualdade social e de gênero, e também a nós mesmas/ os, enquanto não imunes a esta realidade, mas nos deixando interpelar por ela, em direção à ação concreta.

Como parte das comemorações, construímos na tarde do dia 29  a “Árvore-Diálogos”, com suas raízes sob o solo, que não estão visíveis para quem chega agora, mas continuam nos sustentando, assim como as ações das/os que começaram este trabalho. Como um tronco de uma planta, o Projeto seguiu crescendo e nossas ações se multiplicaram, como galhos que juntos formam uma copa frondosa. As folhas são os momentos vividos no Projeto, das mulheres acolhidas e nossos, o que nos move e mantém por aqui, e assim como numa árvore, contam gentilmente da presença da Vida!

Árvore-Diálogos construída com as mulheres na celebração do aniversário de 37 anos do Projeto Diálogos pela Liberdade

E, ainda em clima de comemoração de nosso aniversário, nos reunimos com os parceiros institucionais do Projeto no dia 04 de Setembro, em evento realizado em nossa sede e intitulado “Dialogando com Parceiros”, onde pudemos contar um pouco de nossa história e missão, além de estreitar os laços e traçar planos para continuarmos atendendo as mulheres cada vez melhor!

Aqui a equipe Diálogos pela Liberdade e diversos parceiros em dinâmica para reafirmar simbolicamente nossos laços institucionais em prol das mulheres

Celebramos e agradecemos a tantas e tantos que por aqui já passaram para contribuir nesta batalha pela justiça social, que já dura 37 anos!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s