Oficina para a prevenção de sífilis é realizada no Projeto Oblata Diálogos pela Liberdade

IMG_4181

22 mulheres atendidas pelo Projeto Oblata Diálogos pela Liberdade participaram hoje (29) da Oficina sobre prevenção e diagnostico de sífilis.

O evento, realizado dentro do curso de cuidador de idosos promovido por nossa instituição, foi realizada pelos acadêmicos do curso de Enfermagem do Centro Universitário UNIBH.

IMG_4193

O objetivo desta capacitação foi repassar às participantes informações atualizadas sobre as sífilis e  sobre o uso do teste rápido para esta doença. Também foram esclarecidas as duvidas sobre os mecanismos de contagio e tratamento.

IMG_4174

A melhor forma de se prevenir da Sífilis e de outras infecções sexualmente transmissíveis é realizando sexo seguro com uso da camisinha  e,  após um comportamento de risco, a pessoa procure uma unidade de saúde  ou o próprio CTA para a realização do teste rápido.

IMG_4187

Durante a Oficina distribuímos nossa cartilha  “Quem vê cara não vê contaminação” ( ação de extensão ‘Práticas educativas na atenção à saúde de mulheres’ da Escola de Enfermagem da UFMG), que divulga de forma simples e ilustrada as diferentes Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e os métodos para sua prevenção. “

cartilha_large

A sífilis está voltando  a ser uma epidemia no Brasil, apesar do tratamento rápido. Em cinco anos, os casos de sífilis aumentaram em 5.000%. É uma doença transmitida pela bactéria treponema pallidum, principalmente por via sexual, mas também da mãe para o filho, durante a gravidez. O tratamento é rápido, assim como o diagnóstico, que pode ser feito com um teste rápido, com resultado pronto em dez minutos. No caso da sífilis primária, uma única dose de penicilina benzatina intramuscular já o suficiente para a cura.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s